OBJETIVO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

O curso tem como objetivo formar técnicos de acordo com as tendências tecnológicas da região, em consonância com as demandas do setor produtivo, despertando e desenvolvendo nos profissionais o espírito de empreendedorismo, habilitando-os a diagnosticar e solucionar problemas dentro de uma visão integrada dos demais aspectos técnico-científicos e práticos.

O profissional Técnico de Nível Médio Subsequente em Química deverá dominar os conhecimentos acerca dos setores produtivos da área de Química, da organização e execução das operações inerentes aos processos químicos orgânicos e inorgânicos, do controle das técnicas de análises qualitativas e quantitativas, aplicando as técnicas e métodos analíticos e estatísticos, conhecendo e sabendo pôr em prática medidas de segurança e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Ao término do curso o aluno terá desenvolvido as seguintes competências gerais da área que o habilitarão ao mercado de trabalho ou a dar sequencia a seus estudos:

• Operar, monitorar e controlar processos industriais, químicos e sistemas de utilidades.
  • Controlar a qualidade de matérias primas, reagentes, produtos intermediários e finais e utilidades.
  • Otimizar o processo produtivo, utilizando as bases conceituais dos processos químicos.
  • Manusear adequadamente matérias-primas, reagentes e produtos.
  • Realizar análises químicas em equipamentos de laboratório e em processos on- line.
  • Organizar e controlar a estocagem e a movimentação de matérias-primas, reagentes e produtos.
  • Planejar e executar a inspeção e a manutenção autônoma e preventiva rotineira em equipamentos, linhas, instrumentos e acessórios.
  • Utilizar ferramentas da análise de riscos de processo, de acordo com os princípios de segurança.
  • Aplicar princípios básicos de biotecnologia e de gestão de processos industriais e laboratoriais.
  • Aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional da área.
  • Aplicar técnicas de Boas Práticas de Fabricação nos processos industriais e laboratoriais de controle de qualidade.
  • Controlar mecanismos de transmissão de calor, operação de equipamentos com trocas térmicas, destilação, absorção, extração e cristalização.
  • Controlar sistemas reacionais e a operação de sistema sólido-fluido.
  • Aplicar princípios de instrumentação e sistemas de controle e automação.
  • Controlar a operação de processos químicos e equipamentos tais como caldeira industrial, torre de resfriamento, troca iônica e refrigeração industrial.
  • Selecionar e utilizar técnicas de amostragem, preparo e manuseio de amostras.

• Interpretar e executar análises instrumentais no processo.

• Coordenar programas e procedimentos de segurança e de análise de riscos de processos industriais e laboratoriais, aplicando princípios de higiene industrial, controle ambiental e destinação final de produtos.

• Coordenar e controlar a qualidade em laboratório e preparar análises, utilizando metodologias apropriadas.

• Utilizar técnicas microbiológicas de cultivo de bactérias e leveduras.

• Utilizar técnicas bioquímicas na purificação de substâncias em produção massiva.

• Utilizar técnicas de manipulação asséptica de culturas de células animais e vegetais.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560